Se não sei quem EU SOU - quem serei?

O conhecimento de nós mesmos é requisito fundamental para evitar a loucura.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A TIRANIA DA MAQUIAGEM




Uma das melhores ferramentas capaz de nos auxiliar na aventura da descoberta de nós mesmos, é o estudo:

DOS EFEITOS DAS NOSSAS ESCOLHAS.

Quando Jesus nos afirmou: Somente a Verdade vos libertará; Ele não estava brincando nem blefando – na sociedade do “me engana que eu gosto” inventamos a meia e a quase verdade; ás vezes disfarçada de caminho do meio.

Maquiamos a verdade.
Essa criancice representa a maior parte do sofrimento e do atraso individual e coletivo; pois, a lei de causa e efeito, além de guardiã da Divina Justiça, é grande mestra em nos ajudar a percebermos limites individuais e de relações.

A tentativa mal conduzida de minimizar os efeitos de muitas das escolhas que executamos é um desastre.

Quando nós tentamos anularmos as conseqüências de escolhas efetuadas em cima de opções anteriores que se apresentaram; nós criamos a dor e o sofrer; esse é um grande entrave ao desenvolvimento da capacidade de discernir até onde podemos e até onde devemos ir.

Como exemplo:
Os tratamentos que nos ajudam a perder o senso mínimo de limites orgânicos; o que nos conduz em direção ao envelhecimento e morte precoce pela repetição das agressões perpetuadas contra o próprio corpo. Dentre outros: o mau uso do crédito que colabora para que adquiramos dívidas insolúveis, etc.

A maquiagem dos efeitos, longe de se tornar um bem, quando mal usada; tira de nós a criatividade e bloqueia o desenvolvimento das capacidades.
A repetição sistemática desse mecanismo conduz ao hábito das mentirosas desculpas e justificativas sem nenhum esforço de mudança nas atitudes.

No mundo das coisas maquiadas; do beba com moderação; das coisas diet; light; do “só um pouco não faz mal...” haverá muito choro e ranger de dentes.
Esse tipo de enfoque da moderação de atitudes que agridem o próprio indivíduo é uma armadilha perigosa para a perda de qualidade de vida e do senso de limites.

Dedicar um tempinho diário ao estudo dos efeitos gerados pelas nossas escolhas – longe das desculpas e das justificativas - nos conduz de forma gradativa á verdade do EU SOU – e pode se tornar num roteiro de transformação interior.

Namastê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário